sábado, 27 de fevereiro de 2010

JORNALISMO CIENTÍFICO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Glória Kreinz



Divulgação Científica

Qual a diferença entre jornalismo científico e divulgação científica?

O que difere são os meios que se usa para se explicar avanços em um determinado setor que chegou a novos paradigmas que precisam ser compreendidos melhor.

Estes meios variam e quando são mais abrangentes usando, por exemplo, blogs, feiras de ciência, vídeos, sai-se do campo do jornalismo e passa-se para a divulgação científica.

A expressão “divulgação científica” é mais abrangente em termos de teoria da comunicação e a trajetória de José Reis é bom exemplo desta postura.

Quando José Reis, nos anos 30, saia do laboratório, no Instituto Biológico, onde pesquisava doenças de aves, e ia até às comunidades mais pobres do estado de São Paulo, explicando aos granjeiros como proteger seus investimentos em galinhas e outras aves estava fazendo divulgação científica, pois não utilizava apenas textos escritos.

O mesmo aconteceu quando em 15 de março de 1932 começou a escrever na revista Chácara e Quintais, falando sobre o assunto. Tornou-se depois colunista, e, em 1962, chefe de redação do jornal Folha de S. Paulo.

Revendo sua trajetória e de outros cientistas que atuaram e atuam como jornalistas, ou ao contrário como Júlio Abramczyk, que primeiro foi jornalista para depois ser médico, e continua trabalhando nas duas especialidades, com excelente desempenho, reafirmamos que a divulgação científica inclui o jornalismo científico.

TENTANDO SEMPRE TODAS AS LINGUAGENS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário