quarta-feira, 30 de maio de 2012




ABRADIC NOTíCIAS - Nº 130 - Abril de 2012

Nesta edição:

Divulgação Científica no Séc. XXI:
Poeta do Orkut - Marcelo Roque - "MEU PÉ ESQUERDO"

O PORTAL ABRADIC/NJR HOMENAGEIA DOIS GRANDES DIVULGADORES CIENTÍFICOS
Glória Kreinz

Paisagem doméstica
Carlos Vogt

Divulgação Científica acolhe o Jornalismo Científico
Osmir Nunes

O uso da imagem na divulgação científica: Os Cientistas
João Garcia
ABRADIC.COM
______________________________________________________________________________________
BLOGOSFERA

SARAU PARA TODOS -(Série Pavan de Vídeos/Poemas de Divulgação Científica)

Estão abertas as inscrições para o 32º Prêmio José Reis - 2012


http://www.premiojosereis.cnpq.br/

_______________________________________________________________________________________
CONHEÇA O BLOG DE JOSÉ REIS, COM TEXTOS E NOVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

http://esportencia.blogspot.com/

CONHEÇA TAMBÉM A COMUNIDADE CIÊNCIA E POESIA, COMO JOSÉ REIS GOSTAVA, AINDA EM REESTRUTURAÇÃO

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=13358263

______________________________________________________________________________________
Século XXI
POETA DO ORKUT: "PÉ ESQUERDO"
Marcelo Roque

Leia mais no Clipe Ciência


Pé Esquerdo

Se toma suco de açai
quando os demais Coca Cola
Se gosta das montanhas
quando os demais da praia
Se se veste de Sol
quando os demais de cinza
Se fala com as estrelas
quando os demais com os botões
Se lê Garcia Lorca
quando os demais manuais
Ou se morre de amor
quando os demais apenas vegetam,
não se aflija por sentir-se
diferente dos outros
eles é que são todos iguais

Marcelo Roque
_____________________________________________________________________________________

SOLIDARIEDADE AO ARTIGO DE ALFREDO BOSI NO BLOG
"NÁUFRAGOS DA UTOPIA" DE CELSO LUNGARETTI
http://naufrago-da-utopia.blogspot.com/


Leia mais no Clipe Ciência

http://recantodasletras.com.br/autores/marceloroque

http://www.blogdonjr.wordpress.com

http://abradicusp.blogspot.com

http://pensarepossivel.blogspot.com/

COMUNIDADE:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=13358263
______________________________________________________________________________________
O PORTAL ABRADIC/NJR HOMENAGEIA DOIS GRANDES DIVULGADORES CIENTÍFICOS

Glória Kreinz

Um garoto tetraplégico dará o chute inicial que abrirá a Copa do Mundo em 2014 no Brasil?
Sonho ou realidade?

Miguel Nicolelis afirma que o fato é real. Explica em várias entrevistas o plano de fazer um garoto tetraplégico chutar a bola e dar início aos jogos internacionais. Assim será o início da Copa do Mundo. Esporte e ciência caminhando juntos. O neurocientista é um dos pesquisadores mais respeitados atualmente no Brasil e no exterior.

O projeto combina com o perfil do pesquisador brasileiro que trabalha na Universidade de Duke. Mesmo morando nos EUA há mais de 20 anos, Nicolelis tem projetos sociais para o desenvolvimento científico do Nordeste, sediado no Rio Grande do Norte, onde chefia também seu laboratório de pesquisas brasileiras.

Além disso, tem paixão pelo futebol, o que fica evidente durante suas falas, com inúmeras referências ao Palmeiras, clube de coração do paulistano. Chamamos atenção a sua referência ao gosto pelo esporte, porque mesmo sendo provavelmente um futuro prêmio Nobel, o pesquisador é um divulgador científico notável. Divulga suas pesquisas com uma linguagem facilmente acessível ao grande público.

A Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, sempre atenta aos grandes nomes, designou Nicolelis para substituir a vaga deixada por Crodowaldo Pavan, como representante do Brasil.Não há necessidade que o pesquisador seja católico, como dizia nosso parceiro de trabalho.MAS sabe-se que tinha que ter um valor reconhecido tanto em nível nacional, assim como em nível internacional como pesquisador.

O portal ABRADIC/NJR fez mudanças em sua apresentação, homenageando a Crodowaldo Pavan, porque foi um justo representante de seu tempo, assim como a Miguel Nicolelis, divulgador científico que encarna muito bem o século que começa. A divulgação científica tem seus momentos marcantes, e para o Brasil este é um deles.

Outros nomes virão e passarão, mas no Portal que Pavan tanto amou, ficam seu nome e o de Nicolelis, divulgadores científicos que nos indicam o caminho a seguir. O poeta divulgador científico Marcelo Roque, representando a equipe ABRADIC/NJR, deixa em forma de poema, nossa admiração pelo grande pesquisador:


Grande Passo

Não demorará muito
e logo ficarei em pé
E sob eles,
sentirei pulsar o mundo inteiro
E assim, como Armstrong,
caminharei por todos nós


Fazer uma pessoa com paraplegia ou tetraplegia não apenas caminhar, como também dar o pontapé inicial da Copa do Mundo do Brasil de 2014, é o objetivo do cientista brasileiro Miguel Nicolelis
Há anos ele vêm trabalhando em pesquisas para o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de dar as pessoas com severas limitações de movimentos, condições de controle de suas funções motoras

Marcelo Roque

www.abradic.com/njr
______________________________________________________________________________________
Paisagem doméstica

Carlos Vogt
Biobibliografia precoce

Fui aprender lingüística para entender as palavras
ensinei semântica ao acreditar que tudo tem sentido
escrevi livros sobre a linguagem buscando não perder
as farpas das circunstâncias
traduzi textos de hermética lógica e mitológicas
depois de viajar por binarismos e termos médios
sem deixar de girar por gerações de frases bobas
volto ao ponto de que partia:
vejo-me gramaticalmente indecifrável
diante da técnica da poesia


______________________________________________________________________________________

Divulgação Científica acolhe o Jornalismo Científico

Osmir Nunes

Podemos dizer que o termo divulgação científica, no seu sentido amplo, tem o caráter de popularizar os avanços da ciência e tecnologia, usando todas as formas midiáticas disponíveis. Sendo assim, acolhe o jornalismo científico, que é uma das formas de divulgar ciência e tecnologia.
Por sinal há um texto teórico sobre esse assunto, escrito por Glória Kreinz, publicado no 3º volume da Coleção Divulgação Científica, que tenta especificar a amplitude da divulgação científica.
Quanto ao jornalismo científico é o texto produzido para dar uma notícia sobre as últimas novidades das descobertas ou inovações na ciência e na tecnologia. É uma especialidade do jornalismo. O noticiário com jornalismo científico está presente em todos os meios de comunicação, e comumente vem no formato de notícia ou de reportagem mais extensa. Temos no acervo ABRADIC/NJR anotações de José Reis que falam sobre o assunto.
Hoje em dia a maioria dos órgãos de comunicação tem uma área apropriada para falar de ciência, tecnologia e inovação, por esse motivo o texto jornalístico pode aparecer nas revistas, nos jornais, nos sites, na rádio, na TV e até nas redes sociais.
A divulgação científica congrega interessados em promover a ciência como forma de educação e integração social com o conhecimento. Origina-se das mais diversas áreas de formação e conhecimento, inclusive do jornalismo.
Podemos considerar os jornalistas científicos também divulgadores científicos. O divulgador científico se envolve nas atividades mais por opção. Em muito dos casos, lembram uma ação de militância pela causa da divulgação científica. O divulgador científico não é um profissional específico, como é o jornalista científico: provém de toda e qualquer área do conhecimento. O jornalista está ligado geralmente a um veículo de comunicação de massa específico.
É o indivíduo que tem um objetivo: promover o conhecimento, usando a comunicação como ferramenta, para promover a educação e o desenvolvimento da sociedade por meio da ciência, um divulgador e jornalista científico.
O divulgador científico também tem produção. Além de ser um agente social que promove a ciência, produz livros, programas de TV, rádio, internet, vídeo, eventos, encontros, entre algumas das manifestações mais comuns.
Há alguns que vão além; usam a arte para divulgar ciência, fazem teatro, cinema, ficção e poesia. O divulgador científico, em muito dos casos, é mais personalista, traz uma grife, sobretudo quando direciona suas atividades criando características marcantes.
Por exemplo: os diretores de museus de ciência, aliás, uma área de grande atividade de divulgação científica, exercem suas atividades com um estilo próprio.
Em São Paulo a recém-história da Estação Ciência deixou claro esse tipo de envolvimento. Na gestação da fundação da Estação Ciência nos anos de 1980, Crodowaldo Pavan e José Reis discutiram muito o caráter e o formato que um centro de ciência para jovens deveria possuir.
Nos anos 1990 Ernst Hamburger, físico de tradição, nos anos em que dirigiu o museu, também imprimiu seu caráter, que apesar de diferente enfoque manteve a divulgação científica como objetivo maior. Divulgação científica e jornalismo científico é um encontro que contribui de forma importante para que a sociedade acompanhe, critique e ajude a dar os rumos para a discussão da ciência.
Enquanto um descreve de forma ágil os avanços da ciência e tecnologia, como no jornalismo Científico, outro tenta além de mostrar o fato descrito aumentar o número de pessoas que vai consumí-lo, conforme diz a Glória kreinz em Divulgação Científica na Sociedade Performática, Edições ABRADIC, 2004.
O USO DA IMAGEM NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
______________________________________________________________________________________
OS CIENTISTAS - João Garcia
______________________________________________________________________________________
Expediente Diretoria:
Presidente de Honra: Prof. Dr. Crodowaldo Pavan
Presidente: Prof. Osmir Nunes
Secretaria Geral: Profª Dra. Glória Kreinz
Tesoureiro: Profª. Drª. Márcia M. Rebouças

Conselho editorial:
Gildo Magalhães dos Santos Filho( HISTÓRIA/USP)
José Arbex Jr. (ABRADIC)
Maria Julieta S. Ormastroni (UNESCO/IBECC)
Marcia M. Rebouças (Instituto Biológico)
_______________________________________________________________________________________
Notícias ABRADIC:
Supervisão Editorial: Profª Dra. Glória Kreinz
Supervisão Técnica: Osmir J. Nunes e George Barbosa
Editor: Everton Magalhães
Editora Assistente: Claudete Aparecida B. Mira
Edição Final: Everton Magalhães e Raquel Nunes
Comissão Editorial: Mauro Celso Destácio, Marcelo Afonso, Renato Pignatari e Yuri Gonzaga
Recursos Audiovisuais: Everton Magalhães V. Santos e Marcelo Afonso
Nadia Gal Stabile ( Blog Sarau Para Todos)
Colaboração: (nacional) João Garcia; (internacional) Manuel Calvo Hernando e Etienne Delacroix
Layout original: Marcelo Afonso

Conselho Científico: Prof. Dr. Célio da Cunha (UNESCO) e Dr. Julio Abramczyk (AIPC)
______________________________________________________________________________________
E-mail para contatos: abradic@abradic.com
Telefone: (11) 9185-8655 ou (11) 4508-8589

Esta publicação é integrado aoPTDC - Projeto de Pesquisa e Treinamento em Divulgação
Científica, apoiado pelo CNPq, de autoria da Profª Dra. Glória Kreinz e Crodowaldo Pavan.